Dr.Fitness
12 de novembro de 2018

As aulas de jump estão entre as mais procuradas nas academias. Também conhecidas por Jump Fit e Power Jump, aulas pré-coreografadas, com metodologia própria, as aulas de jump costumam ficar cheias e atraem as pessoas principalmente porque são divertidas e remetem à infância. E claro, porque prometem queimar muitas calorias.

No entanto diversas dúvidas surgem quando a pessoa decide fazer a aula pela primeira vez. Será que posso fazer essa aula? Será que posso me machucar? Será que vou aguentar ficar pulando? Será que não vou cair do jump? Por isso reuni as dicas abaixo para ajudar quem quer curtir a aula de jump, sem se machucar.

Dicas aula de Jump

  1. Impacto. Ao contrário do que o senso comum diz, aula de jump tem impacto. Se você tem algum problema sério de coluna ou joelho e seu médico recomendou que não pratique corrida, esqueça o jump. O impacto é semelhante, se a corrida pode ser prejudicial para você, o jump também será.
  2. Fortalecer antes. O pré-requisto para fazer aula de jump é fortalecer a musculatura dos membros inferiores previamente. Faça musculação ou localizada, por no mínimo dois meses antes de começar, e não abandone depois.
  3. Calçado. Use um tênis adequado, não faça aula descalço.
  4. Técnica correta. Não salte, empurre a lona. Embora seja intuitivo saltar, o movimento correto durante a aula é usar os membros inferiores para empurrar a lona. O movimento parte da flexão do quadril.
  5. Use os pés inteiros. fazer o exercício nas pontas dos pés é um erro bastante comum e torna a aula de jump inesquecível pelos dias seguintes… a dor nas panturrilhas serão insuportáveis! Empurre a lona com os pés inteiros, mas cuidado a posição deve ser neutra. Ao colocar força demasiada nos calcanhares, pode sentir dores nos pés.
  6. Cuidado com os seios. O uso de um top reforçado é altamente recomendado. Meninas com seios grandes podem usar dois tops para ter mais conforto durante o exercício.
  7. Esforço na aula de jump. A sensação de esforço durante a aula deve ser de cansaço e não de exaustão. Respeite seu corpo e diminua a intensidade dos movimentos, mesmo se o professor estiver se matando de pular e gritando feito um louco!
  8. Respeite as regras passadas pelo professor. Vá ao banheiro antes da aula, hidrate-se durante e desça do equipamento sempre de costas e com cuidado.
  9. Primeiro as pernas! Nas primeiras aulas não se preocupe em fazer todos os movimentos, substitua o que achar necessário por saltitos, curta a aula e aos poucos vá aperfeiçoando os movimentos. Aprenda primeiro os movimentos das pernas e depois acrescente os braços. Usar braços e pernas é mais difícil e pode levar várias aulas para você conseguir. Além disso o uso dos braços faz aumentar o esforço, torna a aula mais cansativa e claro, gasta mais energia.
  10. Postura. Mantenha o abdômen contraído, o tronco ligeiramente flexionado para frente e as pernas firmes, sem fazer a hiperextensão dos joelhos.

Fonte: Fique Informa


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